Quantcast
Channel: Marginal Revolution – Análise Real
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Um efeito da pobreza

$
0
0

Tinha deixado escapar um post bastante interessante do Alex Tabarrok no Marginal Revolution sobre um artigo que discute um possível efeito imediato da pobreza: com recursos escassos, há uma tendência de focarmos naquilo que é mais urgente e não naquilo que é mais importante.

O paper buscou mostrar, com experimentos, que jogadores com menos “recursos” durante a partida acabaram por, na média, focar nas rodadas mais próximas, prestando menos atenção nas rodadas futuras. Este resultado é intuitivo, pois, dado que nossa razão é limitada, quanto mais problemas urgentes tivermos para lidar, mais difícil será dedicar-se a problemas não-urgentes mas extremamente importantes. Não só esses resultados podem sinalizar um possível (e muitas vezes negligenciado) efeito imediato da pobreza, como também dão (mais) uma explicação geral sobre muitas decisões que tomamos contra nosso próprio bem-estar no longo-prazo.


Arquivado em:Academia, Blogosfera, Economia Comportamental, Microeconomia, Pobreza, Racionalidade Tagged: Economia experimental, Marginal Revolution, pobreza

Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Latest Images





Latest Images